Introdução a Wicca, crenças básicas

A wicca é uma das religiões neopagãs modernas, criada nos anos 1950, por Gerald Gardner. Essa religião, conhecida como religião da Deusa, possui um conjunto de crenças e práticas que a definem. Segue uma visão rápida dessas crenças e práticas, sendo que cada uma será trabalhada mais a fundo posteriormente.

A crença wiccana que a define é o culto à duas divindades a Deusa e o Deus. Seus adeptos cultual a Deusa e o Deus (as duas imanações imediatas do divino), sendo a Deusa a criadora de tudo, inclusive do Deus. Como a Deusa e o Deus são deverás abstratos, comumente se cultuam divindades pagãs antigas como forma de representação da Deusa e do Deus. Como a Wicca prima pelo equilíbrio, o culto da natureza representado pela Deusa (princípio feminino) e o Deus (princípio masculino) se da como uma forma de equilibrar as energias do ciclos sazonais em nossas vidas alinhando elas como ciclo sazonal do mundo.



Há dois conjuntos de rituais que permitem ao adepto da wicca realizar esse alinhamento energético: sabbaths (A Roda do Ano) e esbaths (O Ciclo Lunar) . Os oito sabbaths representam as mudanças anuais trazidas pelo Deus, representado pelo sol, nas nossas vidas. As mudanças das fases da lua, ou esbaths, representam as mudanças mensais que ocorrem no nosso dia-a-dia por influência da Deusa, representada pela lua.

A crença nos quatro elementos se faz presente na ritualística wicca, uma vez que representantes dos quatro elementos são evocados para a criação do círculo mágico mais tradicional (há outras formas de criar círculos mágicos, mas para os rituais de sabbath ou esbath, o círculo com os quatro elementos é o mais comum). Além disso, o próprio círculo mágico, embora não exclusivo da wicca, junto dos outros elementos é uma prática que define a religião.


Há, ainda, a Lei Tríplice, que alguns encaram como uma constante enquanto outros vem ela como um comprometimento que um wiccano faz ao se iniciar na wicca (iniciação é um ritual no qual um adepto da religião passa a ser um sacerdote da mesma). Essa lei, em linhas gerais, afirma que tudo o que fizermos voltará para nós triplicado.


Não pretendo me estender muito, mas, em termos gerais, essas são as marcas distintivas internas à wicca.


Comentários